A obra está ligada à lenda e a um enigma. Nasceram de uma encomenda do restaurante “Four Seasons” no Seagram’s Building em Manhathan, arranha céus que é uma jóia arquitectónica de Mies van der Rohe. Na década de 60 o restaurante era símbolo de opulência e poder. Ainda nos dias de hoje CEO de grandes companhias americanas, embaixadores, Henry Kissinger têm lá mesa marcada para o almoço. As suas paredes parecem um museu com obras de Pollock, Picasso e Miró.
No final da década de 60 Rothko pintou nove quadros que deveriam decorar as paredes do restaurante. A inspiração foi buscá-la a Florença e a Michelangelo.
Os murais de Rothko na Tate Modern encantam na sua opressão e crueldade. Um crítico deles disse que parecem existir na parte de dentro das pálpebras. Representam as últimas luzes e cores registadas por um cérebro prestes a desligar.
Diz-se que Rothko concebeu os murais como arte violenta, vingança estética , para atormentar as refeições no restaurante que ele definiu como "a place where the richest bastards in New York will come to feed and show off". O seu projecto era criar uma anti-arquitectura que perturbasse a prdem racional de Mies van der Rohe, para aí transportando a antecâmara da morte da Biblioteca Laurenciana de Michelangelo.
Mas depois de uma refeição no restaurante declarou: "Anybody who will eat that kind of food for those kind of prices will never look at a painting of mine". Recusando a ideia dos seus murais como mero elemento decorativo, Rothko devolveu o dinheiro já recebido e doou-os à Tate Gallery. Suicidar-se-ia na manhã da chegada dos quadros a Londres.
E assim nasceu o mito.
Chostakovich, um dos compositores mais importantes da antiga União Soviética, encontrou inspiração na música moderna ocidental e começou a compor tomando por base as premissas atonais, com o que se converteu no expoente máximo da vanguarda soviética. Compôs então as óperas Nós (1928) e Lady Macbeth do Distrito de Mzensk (1934), assim como duas sinfonias corais. Chostakovich, acossado pelo Estado soviético np estalinismo, teve que retirar sua quarta sinfonia antes da estreia. A 5ª sinfonia, uma das mais celebradas.recupera experiências anteriores ao nível da composição. Durante a Segunda Guerra Mundial as suas obras possuem um marcado tom patriótico e Chostakovich, que havia novamente conseguido uma certa liberdade criativa, foi o primeiro compositor a receber o título de "Herói do Movimento dos Trabalhadores Socialistas" (1966). Além de suas 15 sinfonias, criou importantes obras de música de câmara, 15 quartetos para cordas, , peças para violino e jazz suites. Fez inúmeras bandas sonoras para filmes a começar pelp "Couraçado Potemkine" de Eisenstein, e as suas obras surgem nos mais variados filmes como o último Kubrick "Eyes Wide Shut".
Na FNAC, podemos encontrar um DVD com as Sinfonias 6 e 9 sob direcção de Leonard Bernstein. Na amazon recomendo um CD da EMI com as sinfonias completas.
PS: Não deixem de tomar um café ou mesmo almoçar no restaurante do museu, com vistas fabulosas da cidade, em frente a St. Paul Cathedral, com a City ali ao lado.
Como o seu nome indica, o Courthouse é um antigo tribunal. Cheio de História. Aí prestaram depoimento nomes como Napoleão III e Oscar Wilde, aí foi julgado o caso Profumo, acusados de posse de cannabis Mick Jagger, Keith Richards, Johny Rotten ou Francis Bacon.
Reminiscências do tribunal permanecem, como as barras de aço que separam o lobby do bar, que tem três espaços mais intimos que são as antigas celas, numa decoração sexy, de cores fortes e apelativas.
A sala dos pequenos almoços e restaurante são antigas salas de audiências, e as suites os gabinetes dos juízes.
O meu quarto, individual, era pequeno mas funcional, madeiras casando bem com os metais. Tinha LCD, ligação de banda larga e internet na TV para quem não levava laptop. A cama com lençóis de algodão do Egipto e um colchão ultraconfortável, fazia com que acordasse sempre fresco após rápidas 4-5 horas de sono.
Casas de banho com mármore, vidro e aço numa conjugação de design e conforto.
O Spa do Hotel é pequeno, mas muito simpático, com a particularidade de ser necessária marcação para a piscina, pois só admitem 4 pessoas ao mesmo tempo, o que a torna excelente.
Excelente o apoio do concierge, com a particularidade de ter um simpático português de seu nome Tiago. Reservas para os teatros ou restaurantes, informações sobre qualquer horário ou detalhe é com eles.
Hotel único, com excelente localização, sem a grandeza de um Browns, Lanesborough ou Ritz, mas por metade do preço destes, o Kempinski é uma boa escolha para uma escapadela a Londres. Não se recomenda a advogados ou juizes porque não se sentirão em férias.
Courthouse Hotel Kempinski, 19-21 Great Marlborough Street
Quartos desde 220€, em APA.
Como prato principal optei pelas “Bochechas de porco estufadas em mel e cravinhos com os seus sucos, batatas de dauphinoise”, de fazer crescer água na bochecha só de as relembrar, pela perfeita conjugação da carne com os sucos, adoçura que o mel lhe conferia e as ervas que o temperavam.
O Joaquim gabou a “Perna de Perdiz cinzenta 'en vessie', batatas à padeiro , cenouras vidradas e cebolas, molho de Madeira”, que honrava as perdizes da Paula, sua esposa.
O Manuel revisitou o “Pombo de assado com verduras de outono, farci de alface, sopa leve de trufa”, de arrulhar por mais. O António rendeu-se à “Sela de cordeiro de Romney, com repolho de sabóia, feijão verde,gnocchi de azeitona e pão doce”, mal passada, sublime.
Nas sobremesas brilharam o “Fondant de chocolate Valrhona e avelã com feullantine e sorvete de nata”, o “Pratinho de Trio de Ananás: ravioli, bavaroise e Tatin”, evocativo do Michael Mina, a" Gelatina de Limão e Maracujá, com Gelado de banana e Madalenas quentes de laranja" e o “Crème Brûlée com folha de lima e salada de amoras”. Por mim não resisti ao exotismo do “Variação de Morango com sorvete de Pérrier e Manjericão”. Saborear um sorvete com sabor a Pérrier é algo que nunca tinha imaginado. Casar Pérrier com manjericão está para lá do Paraíso.
Terminámos com café e mignardises. Jantar excelente, cozinha creativa que aposta na frescura e excelência dos ingedientes.Este Gordon é um verdadeiro tufão.
No regresso ao nosso hotel, experiência tão rara como o sorvete de Pérrier, foi depararmos no coração de Londres, entre a Regent e Carnaby St., com uma raposa. Não, não foi imaginação. O Manuel registou o encontro em fotos que publicarei logo que possa.
Gordon Ramsay at Claridge's
55 Brook Street, W1S 1EY
Tel 020 7499 0099
Entrada, Prata e Sobremesa £65, a que se deverá somar as bebidas e 12.5% de serviço.