quarta-feira, janeiro 02, 2008

"Redacted"

É verdade. Andei desaparecido. Perdido entre trabalho e reuniões. E algumas caixas de DVD, de "24" a "Rescue Me". .Voltei com o ano novo. Para falar de um filme. De Brian de Palma. Um filme que põe o dedo na ferida. Numa ferida com seis anos. Já não é uma ferida. É uma pústula. O cheiro nauseabundo da gangrena pairando no ar.



O filme chama-se no original "Redacted". Abre com "Sarabande" de Handel. Que nos remete para a memória de "Barry Lyndon". Mas do encanto inicial chegamos ao fim com um gosto amargo na boca. Não o amrgo doce do Chop-Suey. Nem o amargo duma Bitter Ale. É mais o amargo ácido do suco gástrico. Um soco no estômago. O mesmo que se sente no final da "Pastoral Americana" de Philip Roth.




De Palma revisita o tema de "Casualties of War". Partindo duma história real, filmada em jeito de documentário. E que poderia terminar não com as fotos censuradas pelo produtor, mas com o monólogo de Kurtz que Coppola foi buscar a Conrad. O horror, o absurdo duma guerra sem sentido. Concordo com Roosevelt que disse "If I must choose between righteousness and peace I choose righteousness". Mas esta guerra no Iraque tem mais a ver com a Darkness de Kurtz do que a Rightness de Roosevelt. É isso que nos recorda este filme. Poderá não ser um grande filme. Mas recomenda-se. Vivamente.



2 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Bloggista


Começas muito mal o ano. Até tu és mais perigoso que o Bin laden. Para vires com bordoadas destas mais valia calares essa matraca. Essa sim, é que é uma gangrena.

Anónimo disse...

Caro Fernando,

É óptimo começar o ano com a notícia do teu regresso a este blog após um largo interregno em que não deixei de por cá passar para ver se havia novidades. Continua a dar novas das tuas viagens, aventuras gastronómicas e outras. É de facto um "prazer" dar cá um saltinho!