terça-feira, janeiro 08, 2008

Tables du Monde (22) Shis

Fica literalmente em cima da Praia do Ourigo, na Foz do Douro. É ideal para almoçar em dias de Sol, na esplanada ou na sala, com o azul do mar em fundo. Ou para um jantar romântico em que o prateado do mar penteia a praia iluminada, com o Farol da Barra de Aveiro ao fundo. Ou um almoço com a chuva a fustigar as vidraças e o mar a cavalgar os molhes da foz tão bem desenhados por Carlos Prata.

O médico Ricardo Campos Costa sempre teve a mania de fazer as coisas em grande. Como ele. E quando decidiu abrir um restaurante escolheu um dos espaços mais belos do Porto, o Ourigo, e foi buscar ao Cafeína Paulo Lobo para decorar a sala, e António Silva Vieira, um dos melhores chefs do Porto. E o Shis é, já, um grande restaurante.

Sala agradável, em que os candeeiros de papel e os tons pastel da amesendação conferem um ar cosmopolita à estrutura de madeira cravada na praia, serviço afável e atento, apenas se recomenda melhor sincronização a servir grupos maiores, já que é desagradável ficar alguns minutos a olhar para a comida enquanto se espera pela entrada do parceiro do lado. Excelente carta de vinhos com boas propostas de vinho a copo e um balcão que pode ser sushi bar. Mais a arte do chef com alguns dos pratos que lhe trouxeram a fama no Cafeína revisitados e sobretudo novas e sublimes criações. E uma carta de Sushi.

No último mês fiz três visitas ao Shis. Nas entradas provaram-se os sashimis mais os crepes japoneses de camarão e o melhor dos makimonos, o Hot Philadelphia, que considero ideal para a iniciação aos paladares nipónicos. E deitou-se, com inveja o olho numas Vieiras e um ravioli de crescer água na boca e sobretudo nas Variações de Foie Gras ( Inteiro, em Bloco com compota de figo e em espuma) que casou na perfeição com o Gradjó Late Harvest.

A carta oferece excelentes opções nas pastas e nos risottos, com destaque para o Risotto Nero de Povo Confitado, e para carnívoros uma generosa oferta de Tornedós, com referência especial para o Wellington que já conheciamos da Rua do Padrão. E o Fondant de alheira de caça em redução de Cabernet Sauvignon, voluptuoso, divinal, inesquecível.

Por falar em volúpia, a refeição terminará em com os Fondants de Chocolate ou de Caramelo, para mentes pecadoras, ou a Blattertorte de Framboesas, a tarte Tatin ou o Bolo de Chocolate Amenteigado para mentes saudosistas de outros espaços.

A carta dos vinhos é completíssima, com muitas pintas, guiados pela batuta do sommelier Carlos Magalhães pelos xistos e meandros dos melhores vinhos que o Douro e o Alentejo nos Dão. E com apossibilidade de poder pedir um copo de Vale Meão.

Este Shis é pois uma aposta ganha dum expert em raios X, sendo já nome sonante e magnético da gastronomia portuense.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Fernando,

É de facto um óptimo restaurante. O sítio é lindíssimo e tem um fondant de caramelo irresistivel. Mas o que mais me impressionou foi a ementa que além de diversificada chama a atenção aos recém-vegetarianos como eu! Recomenda-se vivamente.

Anónimo disse...

Vê-se o Farol da Barra de Aveiro??? Tenho que lá ir...

José Leite disse...

Gente chic é outra loiça!

Lifestyle Me disse...

Fui precisamente ontem ao Shis com o meu marido almoçar e, precisamente por ter comido o melhor Fondant de Caramelo andava no Google a pesquisá-lo... Adoro experimentar restaurantes e o Shis foi a melhor descoberta destes últimos tempos, o atendimento, o conforto, a simpatia, a comida,...tudo perfeito! Nota 10!