sábado, julho 07, 2007

TABLES DU MONDE (20) KSAR CHAR BAGH

Na noite de São João disfrutei de um memorável jantar. No restaurante do Ksar Char Bagh, refúgio a 20km de Marrakech, onde por trás de cada porta se entreabrem acolhedores pátios que lembram o Alhambra.Com a piscina e as palmeiras em pano de fundo, Hadrien, o jovem chef discípulo de Joel Robuchon e Alain Passard, deu asas à sua criatividade preparando um menu de aromas e sabores mediterrânicos.

Um grande jantar pede um grande vinho e por isso optamos pelo Chateau L'Arrosée St. Emilion 2002, um Cabernet Merlot pujante e empolgante. Depois de uns agradáveis lagostins como amuse-bouche, as nossas papilas perderam a compostura com um sublime "Girolles en risotto d'herbes, jus de volaille en émulsion". A emulsão das aves dava a consistência e o sabor perfeito a um risotto que era um hino à harmonia, no casamento perfeito com deliciosos cogumelos.

No prato optei pelo"Filete de Peixe Galo assado em especiarias, beterraba em crosta de sal e puré de batatas doces", que se revelou carnudo e de grande frescura, excelente na sua simplicidade aparente, em que o gengibre e a pimenta se entrecruzavam com a doçura da beterraba. A madame optou pelo "Rolo de Anho com frutos secos e puré de ervilhas com menta, em redução de vinho tinto" que estava uma delícia, com o exotismo adocicado da menta a combinar com a carne rosada do anho.

A sobremesa foi um inesquecível "Soufflé de Flor de Laranjeira", de textura pefeita, fofura e leveza no ponto, em que o citrino da flor da laranjeira lhe dava um original sabor.

Acabamos, claro, com chá de menta e uma visita guiada aos quartos livres deste paraíso, de que vos darei conta noutra altura.

Apesar da atribulação para lá chegar, em que nos 20 minutos da viagem o taxista procurou justificar porque é que não lhe podia pagar menos de 10€ ( se ele soubesse o preço do vinho tinha levado 20, no mínimo), a visita a este templo é obrigatória.

1 comentário:

José Leite disse...

Templos de gastronomia...

Era bom que os muçulmanos mudassem um pouco e em vez de belicismos doentios nas "madrassas" cultivassem estes "templos de lazer e ócio", tornando ainda mais hospitaleiro esse paraíso terreal...

Maomé precisa de ser "reciclado" com urgência!