terça-feira, agosto 14, 2007

QUARTO DE HOTEL ( 22) La Sultana

A oferta hoteleira em Marrakech é hoje tão variada e com tanta qualidade, que o hotel de referência, o Mamounia, grande dama por onde passaram inúmeros chefes de Estado, encerrou para remodelação.

Há quem opte por ficar na Palmeraie, fora da cidade. Aqui, há dois hotéis de sonho. O Amanjena e o Ksar-Char-Bagh. Escolhi ficar na Medina, numa Riad, no meio da confusão, dos ruídos e dos aromas. A chegada foi "diferente". O taxista pára no meio duma rua cheia de gente, apesar do relógio indicar 1h30 da manhã e aponta para uma viela e diz:"É por ali". Que não, diz um transeunte. É naquela viela acolá. E por acolá fomos. Às escuras.

Tudo se iluminou mal transpusemos o portão. O ambiente do La Sultana é de um pequeno palácio árabe, com sucessivos pátios, fontes e recantos.
Monumento histórico, proporciona uma viagem no tempo, santuário onde a tradição e a opulência do "Moroccan Style" encontra o conforto ocidental.

Dispõe de 21 quartos e suites, com nomes de animais, todos com uma decoração única.
Camas king size com lençóis em algodão do Egipto, lareira, movéis antigos, quadros e esculturas locais, tectos trabalhados, madeiras preciosas, couros, tadelakt dão ao quarto um ambiente exótico mas acolhedor. Os banhos em mármore, com banheira e duche, lembram os banhos romanos. A decoração tradicional não nos impede de disfrutar de leitor de DVD/ CD ( vimos o "Babel", ideal para mostrar à esposa em Marrocos) e internet banda larga grátis, no quarto. No mini-bar as bebidas não alcoólicas são grátis, tal como o cesto de frutos, tâmaras e frutos secos. Não cheguei a perceber quantas vezes arrumavam quarto. Porque sempre que saía e voltava a entrar, aquela toalha mal dobrada já lá estva, de novo, imaculada.

O Spa 'La Sultana', oferece soberbos hammams, jacuzzi e sauna, duches com infusões, massagens ao ar livre no terraço, na tradição árabe, descoberta de rituais ancestrais.

A piscina é pequena mas num enquadramento de uma beleza ímpar. Aquecida, ionizada, com contracorrente para quem queira nadar. Boa para refrescar ao fim da tarde e pôr as leituras em dia.
O pequeno almoço é tomado no terraço. Boa maneira de começar o dia, tomando o pequeno almoço escutando o chilrear dos pássaros entrecortado pelos pregões que chegam da rua ou as chamadas dos muezins, que chegam dos minaretes.
O buffet exposto não é abundante, mas se se pedir trazem-lhe tudo o que lá não está, dos ovos aos queijos ou enchidos. E os sumos são imperdíveis.
O jantar pode ser no terraço ou à volta da piscina. Numa envolvência romântica ímpar, mas com a gastronomia e o serviço aquém das expectativas.

A localização é excelente, paredes meias (literalmente) com os túmulos Saadianos, e a dois passos do Palácio Bahia, Palácio Real e da Jemal-el-Fna. A pé podemos percorrer toda a zona da Medina, a qualquer hora do dia (ou da noite).

La Sultana é pois um refúgio, para o corpo e a alma, um oásis no bulício da cidade rosa. Apenas necessitando melhorar o serviço, pois apesar da simpatia extrema de todos os funcionários, a rapidez e eficiência não saõ os seus pontos fortes.

2 comentários:

Anónimo disse...

SALOIO

Anónimo disse...

recomendo-te "SUL" Miguel Sousa Tavares