quinta-feira, setembro 06, 2007

Air Race

Foi o acontecimento do ano na cidade do Porto. Quando assim é costumo fugir. Até porque já não tenho a varanda com vistas para o Douro há quase três anos. Mas o telefonema de um amigo dizendo que tinha uma mesa marcada numa esplanada do Cais de Gaia fez-me mudar a agulha. E lá estacionei o carro nas Devesas e desci a encosta até ao Cais.
Com crianças ao colo. Chegados ao cais a constatação que a esplanada era térrea e sem vistas. Que as de 1º andar estavam reservadas para patrocinadores e seus convidados.


Logo desistimos da mesa e fomos para o meio da confusão. Aguentamos estoicamente quase duas horas pela passagem dos aviões. As crianças, lembrando o burro do Shrek ("ainda falta muito?") consolaram-se uma baguete de atum.
E quando finalmente os ases dos ares chegaram... depois de visto o primeiro estava tudo visto. Já que as manobras se repetiam até à exaustão.


A espectacular esquadrilha de jactos da Breitling foi vista já numa esplanada na segunda linha e, depois de uma escalada que deixou pais e filhos exaustos e sequiosos, a final foi vista num café perto do carro. Na RTP, pois então, onde o que se via era bem mais entusiasmante que ao vivo.

Salvaram-se as fotos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá
Acabadinha de chegar do Algarve, fui informada pelo Pedro que tinhamos convites para o espectaculo. Avessa a este tipo de demonstrações, isto é aviões a passarem por cima da minha cabeça com a possibilidade de desastres, deixei-me convencer uma vez que seria uma experiência diferente para as minhas filhas. E assim foi, ás 12.00h estava na Camara de V.N.de Gaia, ás 13 chegava em autocarro ao cais e entrava num dos pontos reservados (no meu caso escolhemos o da frente do clube nautico uma vez que o Pedro entendeu que em termos de "vistas era o melhor) Só posso dizer que foi uma experiência fabulosa. Foi o espirito da competição (ver os pilotos a fazerem cada vez melhores tempos) foi sentir-me parte de um grandioso epectáculo que uniu as minhas duas cidades, Vila Nova de Gaia e Porto, foi a adesão da população em si (apesar de estar numa zona reservada senti necessidade de sair e de, também fazer parte da "confusão" como chama).
Posteriormente vi as imagens na TV e penso que nunca "substituiriam" a presença "in locu" do espectáculo. Foi de louvar o empenho das duas Câmaras, que embora rivais, quando se unem são capazes de grandes feitos.