segunda-feira, setembro 24, 2007

Por una cabeza

Ao ver esta evocação de Marcel Marceau não pude deixar de recordar esta cena.



Pacino no seu melhor. Com o "Por una cabeza", de Carlos Gardel. Que me traz à memória a bela Buenos Aires e as milongas. E Piazzola.

sexta-feira, setembro 21, 2007

Jazz in Loko em Tavira:

Dia de praia sereno. A passagem para a ilha ao encontro das ondas, sempre escassas, que arrastam toda aquela salada que sempre nos envolve, em banhos de marés revoltas ... por aqui, sempre tão brandas. O regresso, pela hora do lanche, que o Costa serve na medida exacta para um perfeito dia de Algarve, em pleno Verão. Quase se entende o acepipe como parte da travessia, que no regresso à Fábrica de Cacela, nos repõe em terra firme.

Mais tarde, o jantar em roda de amigos, com o Fernando e a Cristina, e as crianças, que abruptamente se irá interromper para que um concerto apure, ainda melhor, este dia sem mácula.

No Convento do Carmo, bem ao final do dia que se alonga, dobram as dez e meia da noite. São seis, os magos do som, e pelo menos outros tantos na assistência, a atiçar os espíritos inquietos e ansiosos de artistas e demais companhia. Sim, que é de companhia que se trata, em tão intimista e familiar ambiente.

Sassetti emprestou serenidade e discrição ao projecto "In Loko", de Carlos Barreto. Um baixo magnífico, uma guitarra inspirada, bateria e percussão irrepreensíveis. No trompete, Joe Moreira soava, talvez, um pouco a Niels Peter Molvaer.

Sons percorridos de excelência. Audiência serena e apreciadora. Também muitas crianças atentas, até ao adormecer que irremediavelmente ia apagando os olhares inquisidores. Laginha, do ouro lado, recusa a oportunidade que lhe é lançada e aplaude, apenas, mas intensamente. Por fim, todos iremos aplaudir em pé, lá mais para o final.

Os solos, simplesmente deleitam. Não há excepções pois todos são inigualáveis. Detestaria ter perdido, sabendo ...

Portugal igual ao melhor de si próprio. Sim, como tão poucas vezes acontece com esta plenitude. E em Tavira, que continua a saber proporcionar ano após ano momentos irrepetíveis, que importa não esquecer, merecendo que se continue a insistir, sempre ...

Ritmos vagos e mistos. Crescendos inebriantes. A guitarra fez o rock reconhecível mergulhar num jazz "bas-fond". O baixo foi constante, subtil e requintadamente singular. A dupla da percussão/bateria complementou-se sem hesitação.

Nas teclas, Sassetti resiste certamente ao devaneio para manter a discrição. O sopro aparece e remete para outros meandros de um som, talvez "dejá vu", de um outro concerto que foi ... é ... onde... e de quem? Virtuoso sem dúvida, talvez menos pessoal, apenas talvez ...

Rilo Kiley



Esta banda de antigas crianças-actores já por aí anda há algum tempo. E o seu álbum de 2004. "More Adventurous" já se fizera notar. Mesmo para os mais distraídos. O "Portion for Foxes" do clip é ouvido na série "Grey's Anatomy". E em 2005 abriam os concertos da tour americana dos Coldplay.



Lançaram agora o seu 4º album, "Under the Blacklight", deriva pop desta banda indie californiana. Com temas fortes como "Moneymaker", "Dreamworld"ou este "Silver Lining".

quinta-feira, setembro 20, 2007

Pro Bono

O Bono é o vocalista de uma das minhas bandas favoritas e a sua acção política e social é merecedora dos maiores encómios. Mas este post não tem nada a ver com ele. O bono aqui é outro.

Ao contrário do que para aí dizem o Scolari não agrediu ninguém. Desde logo porque não bateu do Dragutinovic, rapaz de excelsas virtudes na bocas de alguns algozes da nossa praça. Não bateu no sérvio, mas bateu no fundo. E quanto a mim deixou de ter condições para dirigir a nossa selecção. Não porque não tenha capacidade para o fazer mas porque estará sempre debaixo de fogo cerrado de santos e pecadores,gerando instabilidade em torno da selecção. E agora com o castigo da UEFA, não será o Murtosa a ter capacidade para orientar a equipa no banco.

É aqui que entra o bono. É que o Zé Mário é hoje um rapaz livre embora caro. Mas com a generosa prenda que lhe terá dado o Roman, que nisto de divórcios é o mãos largas que se conhece, o nosso especial até podia orientar o Quaresma e o Ronaldo pro bono publico nos quatro jogos de qualificação que se seguem. E de seguida ia até à Suiça ver como andavam as contas e de permeio fazia o Euro-2008, assim a modos de quem faz horas até ser chamado por Sir Alex para beber um Noval Nacional 63 enquanto assina o contrato como responsável máximo do Man. United. Matando dois coelhos de uma cajadada. O Roman e o Queirós que, a julgar pela estima que o Mourinho lhe tem, deve ter dado melhor nota ao Peseiro que ao nosso Zé no então ISEF.

Tables du Monde (21) Georges Blanc

Em Vonnas, a 80 km de Lyon fica o Georges Blanc. Casa de grande tradição fundada em 1872 pela família Blanc. Com Georges ao comando desde 1968, mantém a 3ª estrela Michelin desde 1981, ano em que a Gault Millau o distinguiu com a nota de 19,5, inédita até então.

Foi lá que disfrutei de uma das melhores refeições da minha vida. Ver mais

Stairway to Heaven

Por apenas 20€ pode comprar na Ryanair uma passagem para o paraíso. Embarque às 9.20 do dia 26/11 com destino a Londres. Para assistir ao concerto único dos Led Zeppelin.



Plant e Page juntos de novo. Difícil será conseguir o bilhete. Apesar do preço (180€) há 20 milhões de candidatos para 20.ooo lugares. Até mesmo nos sites das agências de bilhetes online (os candongueiros dos tempos modernos) não se arranjam bilhetes.

Nos dias seguintes visitas a duas catedrais. Old Trafford a 27 e Anfield Road a 28. Se tem amigos nas SAD está garantido. Se não o Mr. John resolve o problema.



Depois de ouvir o "You will never walk alone" regresso a Londres com embarque a 29 para o Porto onde aterrará às 8.55 prontinho a trabalhar depois de três dias bem intensos.

domingo, setembro 16, 2007

ABSOLUTamente


Só com marcação lá se entra. Copos de gelo, capas e luvas distribuídas à entrada para suportar os vinte graus negativos. Que só se começam a sentir ao fim de 30 minutos. E depois de bebida a Vodka, há que sair para entrarem os próximos 24. Extensão do Ice Hotel , com o patrocínio da Absolut, o Ice Bar do Nordic Sea Hotel é uma das atracções turísticas de Estocolmo. Turísticas porque é mesmo para turista ver. Porque é daquelas coisas que tem piada visitar uma vez na vida. E nada mais do que isso. Neexxt.

sábado, setembro 15, 2007

Lobos do mar, Nobre Jogo

A melhor equipa do mundo defrontava a equipa amadora. Antevia-se bonita, a festa.Por isso lá marquei presença.

O hino cantado com alma.A Haka, poderosa e assustadora.

Ver mais.

sexta-feira, setembro 14, 2007

Take Another Plane

A viagem estava marcada desde Março. Fim de semana em Lyon para ver os Lobos contra os All-Blacks e visitar dois templos 3*, o Georges Blanc e o Paul Bocuse. A coisa começou mal, porque quando fiz a reserva na Portugalia o Porto-Lyon era directo. Pelo meio a Portugalia acabou, a TAP acabou com o dircto porque teria de fazer escala em Lisboa. Tendo de sair muito mais cedo do Porto. Assim, lá compareci no aeroporto pelas 5 da manhã para fazer o check-in. Mas, ups, diz a menina que a reserva tinha sido cancelado a meu pedido. Como? Quando? Onde? Os voos estão todos cheios pelo que o senhor não vai poder viajar, disse ela, categórica. Tive de respirar fundo para não virar Antero ou Felipão.Sem fair-play , mas com pragmatismo, fui ao balcão da Lufhtansa, Que já estava aberto ao contrário do da TAP. E fiz o que nunca tinha feito, nem pensara fazer. A meia hora da partida do voo para Frankfurt, perguntei: tem lugar para mais dois? Que sim. E que me punha em Lyon às duas da tarde.E assim a nossa transportadora, por mais que o Pinto se esforce, lá continuou a fazer jus ao seu nick-name: Take Another Plane

domingo, setembro 09, 2007

A bola nem sempre é redonda

Começou em França o Mundial de Râguebi. Com a derrota dos anfitriões frente à Argentina. Num clima de grande festa, com Sarkozy nas bancadas a capitalizar (ainda mais) simpatias. Entretanto os Lobos lá se preparam, entrando hoje em acção com a Escócia. Para depois, dia 15 em Lyon (lá estarei) defrontarem a Nova Zelândia. Embora defrontar não seja o termo mais correcto. Vão pisar o mesmo relvado, é certo. Mas, tendo em conta que os All Blacks esmagaram (76-14) a equipa italiana que há mesmo de um ano despachou Portugal por 83-0, não se antevêem grandes confrontos. Antes uma festa. E para mim um pretexto para conhecer o Alain Ducasse e o George Blanc. Que são três estrelas mas não jogam râguebi.

Bom tempo no Canale

Ang Lee venceu de novo o Leão de Ouro. Depois de em 2005 com "Brokeback Mountain" ter arrebatado o galardão máximo do Festival de Veneza, voltou com um thriller de espionagem na Shangai dos anos 40.
Brad Pitt ganha pela primeira vez um prémio que não seja de actor mais sexy, pela sua interpretação de Jesse James. Já Cate Blanchett impressionou o júri como Bob Dylan em "I'm not there" . Brian de Palma ganhou o prémio de melhor realizador com o polémico "Redacted" batendo Paul Haggis que também revisita o Iraque em "In the Valley of Elah", com um fabuloso Tommy Le Jones.

sábado, setembro 08, 2007

Alive and kicking

Alive and Kicking era o nome de uma tournée dos Simple Minds. Mas este senhor, que parece agora mais velho que o Mick Jagger e mais lunático que o Keith Richards, veio dizer que está vivo e esperneia.
Sinal dos tempos, aqui no meu quarto de hotel em Estocolmo, a emissão do video do Osama na CNN foi interrompida por uma ligação em directo a Portimão para ver o Gerry.

sexta-feira, setembro 07, 2007

Mouraria em Tavira

Mouraria é o nome do restaurante da Pousada de Tavira. Ambiente agradável, seja na sala decorada em motivos que lhe dão o nome, seja na esplanada, no claustro do Convento.

Em duas visitas provaram-se das entradas Os nossos Petiscos umas fresquíssimas Amêijoas Abertas, uma refrescante Sopa Fria de Meloa, um crepitante Estaladiço de Queijo de Cabra e sobretudo agradou a Terrina de Foie Gras com queijo de Figos e Geleia de Marmelos, conjugação perfeita de contrastes que explodiam no palato.


A Ana deliciou-se com esta apetitosa Costeleta, que ninguém diria ser de Legumes Assados.

A Raia Branca de Alhada, temperada com coentros e azeite em alho, é imperdível, de fazer inveja a muito peixe graúdo.

Nas Carnes provaram- se o Peito de Pato Lacado com mel, que foi devorado pelas crianças e saboreado pelos seus papás,

o Lombinho de Porco Preto Recheado com Migas de Enchidos, que se desfazia na boca,

e as fabulosas Bochechas de Porco Preto Guisadas com Favas, suculentas, sabores fortes e concentrados, um portento.

Nas sobremesas por pudor não se atacou a mesa do buffet de doçaria algarvia e alentejano, tendo alguns substituído o café por um digestivo sorvete de frutos silvestres.

A carta de vinhos tem excelentes ofertas, apenas se recomendando um maior cuidado na temperatura a que servem os tintos. É que não adianta ter Chryseia ou Batuta para servir à temperatura ambiente em Agosto.


Serviço afável e expedito, esta Mouraria recomenda-se vivamente. Em Agosto e Setembro, às 5ªs o Claustro transforma-se em pátio árabe onde, acompanhado por música Gnaoua e dança do ventre é servido um excelente jantar marroquino.

Vasa Museum

O museu mais visitado em Estocolmo é o Vasa Museum. O museu não é mais que o único galeão do século XVII preservado até aos nossos dias. E como sobreviveu? No fundo do mar. Afundou-se na viagem inaugural, num dia calmo, a menos de uma milha do porto. Era suposto ser o orgulho da Marinha sueca, e foi a sua maior vergonha.

E hoje é monumento nacional.

Em Portugal seríamos capazes de transformar um dos nossos maiores fracassos em Museu? Não estou a ver.

nesun dorma

Nos anos 60 e 70 foi um grande tenor. O maior de todos, dizem uns. Só comparável a Caruso. Não era um erudito. Dizem outros que até nem saberia ler música. E que trocava os textos. Mas era um natural. Tinha o talento, e a voz que transmitia as emoções.




Depois dos anos 90 tornou-se uma popstar. Foi o tempo dos amigos e das amigas. Das grandes causas e das pequenas coisas. Mas quando voltava a Sorriento nunca deixei de soltar uma furtiva lágrima. Uns dizem que foi do pâncreas. Outros que foi de amor.

quinta-feira, setembro 06, 2007

Sonho

O sonho do basquetebol português parecia ter virado pesadelo depois de concludentes derrotas frente a Espanha e sobretudo a uma Croácia, longe dos tempos de Petrovic ou Kukoc. Que perdera por larga margem com a Letónia. A quem seria necessário ganhar agora por quinze pontos. Impossível? Sim. Ou talvez não, se pensarmos que chegamos a estar a ganhar por dezassete. Mas os letões não eram da Bairrada e não se deixaram comer, perdendo apenas por dez. E então na imprensa online e na RTP passou a informação que dizia que a selecção caíra de pé. Porque só uma vitória da fragilizada Croácia sobre a Espanha do Gasol, campeã do Mundo a jogar em casa nos salvava. Impossível? Claro, até porque ao intervalo "nuestros hermanos" venciam por dez. Mas querem lá ver que os croatas a cinco minutos do final venciam por sete? Sol de pouca dura. A 40 segundos do fim a Espanha vence por cinco. Só dois triplos nos podem salvar, disse um comentador. O segundo caiu a 3 segundos do fim.

Final de sonho. A dar que pensar o que seria desta selecção com um Carlos Lisboa e um Pedro Miguel. Para darem asas ao sonho.

Veja Porto

Há dias recebi um SMS do daniel para não perder a crónica do EPC no Público. Não adivinhando que seria uma das últimas. Nela EPC dava conta da sua avidez por guias de restaurantes. Tal como ele, daí a mensagem, também sou um coleccionador de guias. Nos USA e capitais europeias a Bíblia é o Zagat. Na Europa o Michelin e o Gault Millau. Em Portugal o BoaMesaBoaCama do Expresso. Por todo o mundo ( e agora Lisboa) o Time Out, este também dando atenção aos espectáculos e exposições. No Brasil o QutroRodas e a Veja. E da Veja Lisboa falava também EPC.

Mas é da Veja Porto, à venda nas bancas que vos falo. Lista exaustiva dos melhores restaurantes, cervejarias, salões de chá ou pastelarias. esplanadas, bares ou discotecas. Com um painel de jurados composto por muitos "notáveis" da nossa praça.

A revista recomenda-se. As escolhas são,em geral, acertadas. Do B-Flat ao Bull and Bear, do Majestic à Tavi. Do SessentaSetenta à Cozinha do Manel. E já lá estão as novidades do chef Cordeiro. Apenas não se entende como é posível o esquecimento do Cafeína, apesar de citado por Artur Santos Silva. Lapso que por si só quase retira toda a credibilidade ao guia.

Regresso às aulas

Esta semana foi de festa. O ínicio das aulas. E se para a Margarida foi um regresso, para a Carolina foi uma estreia. E pela energia e a alegria que tem revelado a adaptação parece ser excelente.



É pois, neste ambiente de alegria que importa recordar o Massacre de Beslan. Que parece já esquecido, à distância de três anos. Em que perderam a vida 334 inocentes, 186 crianças tornadas reféns no seu primeiro dia de aulas. Vítimas do terrorismo arbitrário e da cegueira de um Presidente autoritário.



Por isso, neste regresso às aulas, lembremos os Filhos do Putin.

Air Race

Foi o acontecimento do ano na cidade do Porto. Quando assim é costumo fugir. Até porque já não tenho a varanda com vistas para o Douro há quase três anos. Mas o telefonema de um amigo dizendo que tinha uma mesa marcada numa esplanada do Cais de Gaia fez-me mudar a agulha. E lá estacionei o carro nas Devesas e desci a encosta até ao Cais.
Com crianças ao colo. Chegados ao cais a constatação que a esplanada era térrea e sem vistas. Que as de 1º andar estavam reservadas para patrocinadores e seus convidados.


Logo desistimos da mesa e fomos para o meio da confusão. Aguentamos estoicamente quase duas horas pela passagem dos aviões. As crianças, lembrando o burro do Shrek ("ainda falta muito?") consolaram-se uma baguete de atum.
E quando finalmente os ases dos ares chegaram... depois de visto o primeiro estava tudo visto. Já que as manobras se repetiam até à exaustão.


A espectacular esquadrilha de jactos da Breitling foi vista já numa esplanada na segunda linha e, depois de uma escalada que deixou pais e filhos exaustos e sequiosos, a final foi vista num café perto do carro. Na RTP, pois então, onde o que se via era bem mais entusiasmante que ao vivo.

Salvaram-se as fotos.

segunda-feira, setembro 03, 2007

QUARTO DE HOTEL ( 23) Pousada de Tavira

O antigo Convento dos Eremitas Descalços, edificado no séc. XVI e entregue ao Exército com a extinção das Ordens Religiosas, foi convertido numa das mais jovens Pousadas, tendo sido inaugurada em 2006. Sem o design das suas congéneres do Crato ou do Bouro, a Pousada de Tavira- Convento da Graça é uma excelente alternativa para umas férias sossegadas em Agosto no Algarve.

Desde logo pela cidade, que tão bem cuidada tem sido pelo poder autárquico ( custou, mas está dito). Depois, porque para quem como eu, "serviu" no Exército em Tavira, o Convento era o local onde mal saímos do Quartel íamos despir a farda de maçaricos. mas sobretudo, porque a Pousada proporciona aos seus hóspedes um ambiente acolhedor, com um serviço excelente, como raramente se encontra no Algarve.

O claustro domina a Pousada, servindo como ponto de encontro e também como aprazível esplanada para disfrutar o pequeno almoço ou o jantar. E em Agosto e Setembro, às 5ªs feiras converte-se em pátio árabe, recuperando os costumes e tradições islâmicas presentes na região com um jantar árabe ( o Pato estufado com Ameixas e o Lombo de Pargo Assado com Recheio de Nozes e Romã são excelentes ) acompanhado por música Gnaoua e dança do ventre.

O restaurante é excelente e recomenda-se.

A piscina, enquadrada entre a pousada e a muralha, é um sossego, aqui e acolá entrecortada pelos sorrisos das crianças e o zumbido das abelhas. Ideal para refrescar ideias entre dois dedos de leitura.
Os quartos são desiguais, havendo quartos excelentes e quartos menos bons. Se lhe derem um quarto pequeno peça um maior. Para quem viajar com crianças recomendo a suite Almansor, que tem um hall de entrada com tamanho suficiente para colocar as cama extra, a sala com uma magnifica chaise longue e a mesa e o sofá da imagem.

E o quarto com uma cama king size com dossel. A casa de banho, em mármore, dispõe de banheiro e cabine de duche. E para o final da tarde o terraço privativo com 50 m2, a que bem podiam ter juntado uma plounge pool. Com o Cartão Pousadas é possível disfrutar desta suite por 300/€ noite em Agosto.