quarta-feira, dezembro 13, 2006

Mesas da nossa terra(4)Liz

Évora é uma das cidades onde melhor se come em Portugal. O Fialho e a Tasquinha do Oliveira figuram em qualquer guia entre os melhores restaurantes do país. Já os conhecia pelo que nesta minha estada visitei o Grémio ( e gostei) e a Cozinha de Santo Humberto (que desiludiu). Arrastado pelo Flávio e o João ( gourmets capazes de ir de Évora a Cáceres para um almoço num 2 estrelas Michelin) fiz 50km jantar à Bolota Castanha, na Terrugem, que será tema doutro post.

ver mais

1 comentário:

Anónimo disse...

Em Junho num fim de semana prelongado fizemosum passeio gastronomico (com as filhas a fazerem também a sua apreciação o que teve imensa piada) e cultural (ver os "castelos das princesas")pela zona de Estremoz. Em relação a Évora os restaurantes escolhidos foram o Fialho (em que chegamos atrasados depois de uma visita ao hospital com a Catarina que tinha apanhado um fungo na piscina da Pousada- em que ficamos um pouco desiludidos))e um restaurante indicado por um taxista que se revelou numa surpresa muito agradável: 1/4 para as 9.
Ao falar de comida alentejana e de roteiros gastronómicos não posso deixar de recordar o passeio organizado por esse querido amigo infelizmente já falecido o Dr. Anibal Belo que teve a amabilidade de nos convidar e integrar no seu ilustre círculo de amigos. A zona escolhida foi o Marvão(onde começou a sua carreira de Notário)e Castelo de Vide. Com cerca de 60 partipantes nunca vi um passeio tão bem organizado. Se bem que a anedota da viagem acabou por ser a minha aversão por coentros... ainda parece que estou a ouvir o sempre solene Prof. Salvato Trigo a brincar comigo ou o escritor Richard Zimmler que me acompanhou um pouco na minha aversão. Mas isto de ser a protagonista por uma simples aversão teve os seus frutos... um desenho assinado pelo escultor/pintor José Rodrigues com dedicatória...
Por último e como me recordei dele, devo dizer que o Dr. Anibal foi das pessoas mais fascinantes que conheci. Possuidor de uma vasta cultura geral, era ao mesmo tempo muito mas muito simpático... que Deus o tenha em eterno descanso!