terça-feira, setembro 26, 2006

O diabo é eunuco?


Convidou-me o meu amigo Fernando Vaz a participar neste Prazeres do Diabo. De que eu desconhecia a existência. Do blog. Enviou-me um e-mail com o convite. Que lhe daria «um prazer dos diabos» juntar-me ao seu «antro hedonista». Depois de discorrer pelo blog, concordei. Com a do «antro». Também eu gostaria de poder cultivar, assim, a vida. De ter ocasião de viajar por sítios destes. Visitar galerias, museus, palácios. Fruir a cultura e o património, requintados, dos outros. E depois relatá-los. Os prazeres. Com fotos. Com vídeos. E com palavras.

Só que não tenho esses hábitos. Assumo, desde já, ser mais do tipo caseiro. E que, habitualmente, não troco as mostras na Filantrópica pelas da Tate Gallery. Que sou mais fiel da rede Ibis que do Kempinski Courthouse. E que a minha tabela restaurativa, pelo menos a internacional, é perfeitamente underground. Tem bem menos chef’s e, até, chega a resvalar para o Mc’Donalds. O que assumo ser uma vergonha. E muito mais num blog de médicos. Confesso, também, que troco, amiúde, a música do Shostakovich pela do Rodrigo Leão. Cujo concerto, igualmente intimista, no Auditório Municipal, me deu um grande prazer. Hedonista menor? Uma machadada nas pretensões do blog? Logo se verá. Acredito, piamente, que uma qualquer segunda entrada no Browns não suplantará, seguramente, o prazer da descoberta da Estalagem do Crato. Tudo, na vida, será, assim, relativo. Desde logo, o prazer. Ou prazeres. Mesmo os do diabo.

By the way, o Diabo é eunuco? O Fernando diz-me que o seu blog só «…fala de prazeres. Um livro, um vinho, um filme, um charuto, um poema, um restaurante, um disco, um hotel, um concerto, uma viagem, um momento, um estado de alma.» Concordo com a lista. Mas, não faltará mais nenhum? Prazer? Recordo José Pedro Gomes, aqui há alguns anos, no S. João, n’«O que diz Molero». «O mais importante da vida é a tusa!» No que seria, para mim, uma revelação. A desvalorizar as dezenas de anos que perdi a ler filosofia. Depois disso passei, então, a acrescentar. «Seja lá ela qual for!»

Estranho, entretanto, a fixação dos limites. «De fora ficam política e futebol.» Haverá melhores temas para desfrutar prazeres? À sombra de todos os maniqueísmos? E, talvez, por isso mesmo? Entretanto, reparei que o Fernando os infringiu. Na visita à capelinha de Stamford Bridge. Lá está ele, de blue paramentado. Prova de que o apelo do nacionalismo também é um prazer. Tal qual o bacalhau frito antes do jogo. Certamente, maiores prazeres, por serem servidos lá fora.

Um prazer é, concerteza, o da amizade. Unânime, creio. Tal como o maior de todos os prazeres. O amor. Espero que unânime, também. Será em nome da amizade, então, que entro neste blog. Pelo prazer, também, da partilha. Esforçando-me por acrescentar algo. Under my own point-of-view.

2 comentários:

Anónimo disse...

então.. benvindo ;-)

fvaz disse...

Ganda Mário. Sempre em forma.