quinta-feira, setembro 21, 2006

TABLES DU MONDE (12) GORDON RAMSAY

Gordon Ramsay é o chef inglês mais consagrado. Estendeu o seu império a quatro restaurantes,todos cotados entre o top-ten da oferta gastronómica londrina. É um star chef, que brilha em dois programas de televisão. Conseguir mesa nos seus restaurantes não é tarefa fácil, sendo recomendável reservar mesa com mais de um mês de antecedência .Foi o que fizemos, tendo conseguido mesa para seis no seu restaurante no Hotel Claridges. Integravam o grupo os meus amigos e já habituais convivas destes repastos, Joaquim, António e Manuel, estes acompanhados por suas esposas. Não conseguimos a cobiçada ( e cara) “chefs kitchen table”, onde se trocam experiências com o chef Mark Sargeant, que dirige a cozinha.

A sala no seu esplendor Art Deco com candelabros em tecido dourado e o serviço, inexcedivel, conferem o requinte que casa com o”jacket and tie recquired”. A carta de vinhos é notável, embora seja impossível escolher sem olhar para o arrepiante montante de algumas ofertas. Optamos assim pelo excelente Alion, um Duero pujante com muita madeira. Nota para a presença de cinco Luis Pato na carta.

Nas entradas em boa hora resisti aos apelos do“Foie gras de pato com cerejas maceradas, gengibre em pickles , couve-flor e creme de amêndoa” porque as “Vieiras apanhadas à mão ao vapor, risotto de alcachofras de Jerusalém, caramelizado de xerez e trufas” estavam divinas na frescura e o risotto perfeito no casamento de Jerusalem com Al-Andaluz, capaz de terminar qualquer conflito.

Muito apreciados foram ainda“Tortellini de robalo, presunto defumado e vieiras, funcho e purê de baunilha”

Como prato principal optei pelas “Bochechas de porco estufadas em mel e cravinhos com os seus sucos, batatas de dauphinoise”, de fazer crescer água na bochecha só de as relembrar, pela perfeita conjugação da carne com os sucos, adoçura que o mel lhe conferia e as ervas que o temperavam.

O Joaquim gabou a “Perna de Perdiz cinzenta 'en vessie', batatas à padeiro , cenouras vidradas e cebolas, molho de Madeira”, que honrava as perdizes da Paula, sua esposa.

O Manuel revisitou o “Pombo de assado com verduras de outono, farci de alface, sopa leve de trufa”, de arrulhar por mais. O António rendeu-se à “Sela de cordeiro de Romney, com repolho de sabóia, feijão verde,gnocchi de azeitona e pão doce”, mal passada, sublime. As senhoras foram no peixinho, “Filete de peixe Galo numa cama de espinafre bebé com batatas ao açafrão e bouillabaise de mariscos” que reputaram de excelente.

Nas sobremesas brilharam o “Fondant de chocolate Valrhona e avelã com feullantine e sorvete de nata”, o “Pratinho de Trio de Ananás: ravioli, bavaroise e Tatin”, evocativo do Michael Mina, a" Gelatina de Limão e Maracujá, com Gelado de banana e Madalenas quentes de laranja" e o “Crème Brûlée com folha de lima e salada de amoras”. Por mim não resisti ao exotismo do “Variação de Morango com sorvete de Pérrier e Manjericão”. Saborear um sorvete com sabor a Pérrier é algo que nunca tinha imaginado. Casar Pérrier com manjericão está para lá do Paraíso.

Terminámos com café e mignardises. Jantar excelente, cozinha creativa que aposta na frescura e excelência dos ingedientes.Este Gordon é um verdadeiro tufão.

No regresso ao nosso hotel, experiência tão rara como o sorvete de Pérrier, foi depararmos no coração de Londres, entre a Regent e Carnaby St., com uma raposa. Não, não foi imaginação. O Manuel registou o encontro em fotos que publicarei logo que possa.

Gordon Ramsay at Claridge's
55 Brook Street, W1S 1EY
Tel 020 7499 0099

Entrada, Prata e Sobremesa £65, a que se deverá somar as bebidas e 12.5% de serviço.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esse chefe da direita parece mesmo o Mark Caneira

fvaz disse...

E já agora o Gordon Ramsay parece o Boloni.