sábado, setembro 23, 2006

Tate Modern

Ele brilhou numa instituição do Porto, que é uma referência nacional e internacional. Em 2002 transferiu-se para Londres, não resistindo ao apelo das libras e da instituição que o chamava. Falamos de quem? Não, não é do que estavam a pensar, esse foi em 2004. Falo de Vicente Todoli, antigo director de Serralves, hoje à frente dos destinos da Tate Modern, inaugurada em 200, e que é já um dos símbolos da nova Londres.



Museu fabuloso, obra arquitectónica notável, dos suiços Herzog e Meuron, que em 2001 ganharam o Pritzker prize, o Nobel da Arquitecura. Localizada nas instalações da Bankside Power Station, os trabalhos de recuperação prosseguem, estando prevista para 2012 uma gigantesca pirâmide de vidro, consagrada à fotografia e video. Centro cultural que é uma referência mundial, albergando uma colecção permanente notável, autêntico dream team da arte moderna , é ainda palco de exposições como a de Kandinsky, de que já falei, ou a de “Dali e o cinema “ que se anuncia para Junho de 2007, que por si só justificam a visita.

PS: Não deixem de tomar um café ou mesmo almoçar no restaurante do museu, com vistas fabulosas da cidade, em frente a St. Paul Cathedral, com a City ali ao lado.

3 comentários:

K disse...

Já agora, fizeste o percurso a pé na famosa ponte pendonal? Eu adorei.

fvaz disse...

Claro que fiz, e passeei nas margens do Tamisa. Só não encontrei por lá a Scarlett Johansson. Depois do "Match Point"pensei que fosse uma "regular".

Anónimo disse...

Gostaria de saber o porque de aconselhar um tal de AAC a visitar o nosso bloge qual o motivo para tanto riso.

Aguardo Resposta.

fcpmirandela