quinta-feira, novembro 02, 2006

A memória do gosto

O gosto tem memória. Esse será, inclusivè, o seu maior valor. O da memória. Do gosto. Creio, também, que o gosto, como outros prazeres, deverá ser, convenientemente, cultivado. Apurado. Refinado. Para, assim, poder ser, devidamente, depurado.

4 comentários:

Anónimo disse...

Pois é, meu caro Mário: nunca voltes aos sítios onde foste feliz, dizem os filosofos. Também já me aconteceu a mim. Como regra, quase sempre. Parabéns pela sua sinestesia. Coisa rara. E surpreendente.Por isso, o invejo. Por ter tido um Prazer dos Diabos. Felizmente, não está só. Um abraço
http://murcon.blogspot.com/2006/09/nunca-voltes-um-restaurante-onde-foste.html

Anónimo disse...

Ao ler esta posta lembrei-me de uma conversa que tive com uma das minhas filhas esta semana. Sou mãe de duas meninas gémeas que têm actualmente 6 anos. Nasceram prematuras(37 semanas) pelo que eram muito pequeninas. Uma delas, a Catarina,era terrível para comer. Para lhe dar de mamar tinha que espremer o seio para ela ter só o trabalho de deglutir. Um médico amigo disse-me pasados uns tempos que achava que ela não iria "vingar". Até aos 4 anos a única pessoa que tinha a paciência de lhe dar de comer era eu. Bem, isto para dizer que desesperada fazia tudo...
Estão numa fase em que me perguntam situações engraçadas de quando eram mais pequenas (talvez influência de uma prima que tem 1 ano). Bem resolvi responder á Catarina que quando era pequena misturava-lhe a sopa de peixe com a fruta triturada para que ela conseguisse comer. Depois de muita risota, ela perguntou-me " mamã, podias fazer isso outra vez para ver se me consigo lembrar do sabor?"

fvaz disse...

O paladar tem memória? Ou será que é a memória que tem paladar?
Todos nós temos recordações pelo associadas ao paladar? Na infância, num momento especial, uma criação gastronômica...O paladar está relacionado com outros sentidos.O olfacto, pois o aroma prefacia e complementa o sabor dos alimentos.A visão, porque como todos sabemos come-se com os olhos. Em breve vou fazer um post sobre um chef que leva ao extremo a (con)fusão entre o paladar e os outros sentidos: Ferran Adrià e o El Bulli.

PS: A do capachinho si non é vera e bene trovatta. Excelente post, Mário.

Mario M disse...

Caro Fernando,

O meu «gosto» inclui, naturalmente, paladar, olfacto e visão. O Lanterna Vermelha lembrou a sinestesia e muito bem! Aproveito para lhe agradecer a dica do MORCON, que não conhecia, pois sou (quem não é?) fan do JMV. Para a Cláudia, espero que as gêmeas nunca tenham posto açucar na sopa!