quinta-feira, maio 17, 2007

O Capitão Alatriste


"No era el hombre más honesto ni el más piadoso, pero era un hombre valiente. Se llamaba Diego Alatriste y Tenorio, y había luchado como soldado de los tercios viejos en las guerras de Flandes. Cuando lo conocí malvivía en Madrid, alquilándose por cuatro maravedís en trabajos de poco lustre"

Assim começa, narrado pelo seu escudeiro Iñigo, a saga do "Capitão Alatriste". Soldado na guerra da Flandres, agora espada a soldo de quem necessite da sua espada, seja para uma cobrança difícil ou um assunto de saias. Num fresco maravilhoso da Madrid no reinado de Filipe IV, o nosso herói vê-se envolvido numa conspiração que envolve a Inquisição e porá em causa a aliança com Inglaterra. Retrato colorido das personagens e das ruas, a política e a intriga na corte, os cheiros e os recantos, sol e sombra, poesia, animação, romance, e num texto leve, solto, com garra, que se lê com prazer. De um fôlego.



E que vai ser filme. Com Viggo Mortensen. Saído da trilogia do "Senhor dos Anéis" e do fabuloso "História de Violência". E que se tornou fluente no castelhano ( com sotaque argentino) para encarnar o personagem. Oxalá o filme esteja à altura do génio de Perez Reverte.

Sem comentários: