sábado, dezembro 22, 2007
A N Ú N C I O
sexta-feira, outubro 26, 2007
domingo, outubro 21, 2007
O grupo do Spam
sexta-feira, outubro 12, 2007
segunda-feira, setembro 24, 2007
Por una cabeza
Pacino no seu melhor. Com o "Por una cabeza", de Carlos Gardel. Que me traz à memória a bela Buenos Aires e as milongas. E Piazzola.
sexta-feira, setembro 21, 2007
Jazz in Loko em Tavira:
Mais tarde, o jantar em roda de amigos, com o Fernando e a Cristina, e as crianças, que abruptamente se irá interromper para que um concerto apure, ainda melhor, este dia sem mácula.
No Convento do Carmo, bem ao final do dia que se alonga, dobram as dez e meia da noite. São seis, os magos do som, e pelo menos outros tantos na assistência, a atiçar os espíritos inquietos e ansiosos de artistas e demais companhia. Sim, que é de companhia que se trata, em tão intimista e familiar ambiente.
Sassetti emprestou serenidade e discrição ao projecto "In Loko", de Carlos Barreto. Um baixo magnífico, uma guitarra inspirada, bateria e percussão irrepreensíveis. No trompete, Joe Moreira soava, talvez, um pouco a Niels Peter Molvaer.
Sons percorridos de excelência. Audiência serena e apreciadora. Também muitas crianças atentas, até ao adormecer que irremediavelmente ia apagando os olhares inquisidores. Laginha, do ouro lado, recusa a oportunidade que lhe é lançada e aplaude, apenas, mas intensamente. Por fim, todos iremos aplaudir em pé, lá mais para o final.
Os solos, simplesmente deleitam. Não há excepções pois todos são inigualáveis. Detestaria ter perdido, sabendo ...
Portugal igual ao melhor de si próprio. Sim, como tão poucas vezes acontece com esta plenitude. E em Tavira, que continua a saber proporcionar ano após ano momentos irrepetíveis, que importa não esquecer, merecendo que se continue a insistir, sempre ...
Ritmos vagos e mistos. Crescendos inebriantes.
Nas teclas, Sassetti resiste certamente ao devaneio para manter a discrição. O sopro aparece e remete para outros meandros de um som, talvez "dejá vu", de um outro concerto que foi ... é ... onde... e de quem? Virtuoso sem dúvida, talvez menos pessoal, apenas talvez ...
Rilo Kiley
Esta banda de antigas crianças-actores já por aí anda há algum tempo. E o seu álbum de 2004. "More Adventurous" já se fizera notar. Mesmo para os mais distraídos. O "Portion for Foxes" do clip é ouvido na série "Grey's Anatomy". E em 2005 abriam os concertos da tour americana dos Coldplay.
quinta-feira, setembro 20, 2007
Pro Bono
Ao contrário do que para aí dizem o Scolari não agrediu ninguém. Desde logo porque não bateu do Dragutinovic, rapaz de excelsas virtudes na bocas de alguns algozes da nossa praça. Não bateu no sérvio, mas bateu no fundo. E quanto a mim deixou de ter condições para dirigir a nossa selecção. Não porque não tenha capacidade para o fazer mas porque estará sempre debaixo de fogo cerrado de santos e pecadores,gerando instabilidade em torno da selecção. E agora com o castigo da UEFA, não será o Murtosa a ter capacidade para orientar a equipa no banco.
Tables du Monde (21) Georges Blanc
Foi lá que disfrutei de uma das melhores refeições da minha vida. Ver mais
Stairway to Heaven
Nos dias seguintes visitas a duas catedrais. Old Trafford a 27 e Anfield Road a 28. Se tem amigos nas SAD está garantido. Se não o Mr. John resolve o problema.
domingo, setembro 16, 2007
ABSOLUTamente
sábado, setembro 15, 2007
Lobos do mar, Nobre Jogo
O hino cantado com alma.A Haka, poderosa e assustadora.
Ver mais.
sexta-feira, setembro 14, 2007
Take Another Plane
domingo, setembro 09, 2007
A bola nem sempre é redonda
Bom tempo no Canale
sábado, setembro 08, 2007
Alive and kicking
sexta-feira, setembro 07, 2007
Mouraria em Tavira
A Ana deliciou-se com esta apetitosa Costeleta, que ninguém diria ser de Legumes Assados.
A Raia Branca de Alhada, temperada com coentros e azeite em alho, é imperdível, de fazer inveja a muito peixe graúdo.
Nas Carnes provaram- se o Peito de Pato Lacado com mel, que foi devorado pelas crianças e saboreado pelos seus papás,
o Lombinho de Porco Preto Recheado com Migas de Enchidos, que se desfazia na boca,
e as fabulosas Bochechas de Porco Preto Guisadas com Favas, suculentas, sabores fortes e concentrados, um portento.
Serviço afável e expedito, esta Mouraria recomenda-se vivamente. Em Agosto e Setembro, às 5ªs o Claustro transforma-se em pátio árabe onde, acompanhado por música Gnaoua e dança do ventre é servido um excelente jantar marroquino.
Vasa Museum
E hoje é monumento nacional.
Em Portugal seríamos capazes de transformar um dos nossos maiores fracassos em Museu? Não estou a ver.nesun dorma
Depois dos anos 90 tornou-se uma popstar. Foi o tempo dos amigos e das amigas. Das grandes causas e das pequenas coisas. Mas quando voltava a Sorriento nunca deixei de soltar uma furtiva lágrima. Uns dizem que foi do pâncreas. Outros que foi de amor.
quinta-feira, setembro 06, 2007
Sonho
Veja Porto
Regresso às aulas
É pois, neste ambiente de alegria que importa recordar o Massacre de Beslan. Que parece já esquecido, à distância de três anos. Em que perderam a vida 334 inocentes, 186 crianças tornadas reféns no seu primeiro dia de aulas. Vítimas do terrorismo arbitrário e da cegueira de um Presidente autoritário.
Por isso, neste regresso às aulas, lembremos os Filhos do Putin.
Air Race
Logo desistimos da mesa e fomos para o meio da confusão. Aguentamos estoicamente quase duas horas pela passagem dos aviões. As crianças, lembrando o burro do Shrek ("ainda falta muito?") consolaram-se uma baguete de atum.
E quando finalmente os ases dos ares chegaram... depois de visto o primeiro estava tudo visto. Já que as manobras se repetiam até à exaustão.
A espectacular esquadrilha de jactos da Breitling foi vista já numa esplanada na segunda linha e, depois de uma escalada que deixou pais e filhos exaustos e sequiosos, a final foi vista num café perto do carro. Na RTP, pois então, onde o que se via era bem mais entusiasmante que ao vivo.
Salvaram-se as fotos.
segunda-feira, setembro 03, 2007
QUARTO DE HOTEL ( 23) Pousada de Tavira
O claustro domina a Pousada, servindo como ponto de encontro e também como aprazível esplanada para disfrutar o pequeno almoço ou o jantar. E em Agosto e Setembro, às 5ªs feiras converte-se em pátio árabe, recuperando os costumes e tradições islâmicas presentes na região com um jantar árabe ( o Pato estufado com Ameixas e o Lombo de Pargo Assado com Recheio de Nozes e Romã são excelentes ) acompanhado por música Gnaoua e dança do ventre.
O restaurante é excelente e recomenda-se.quinta-feira, agosto 23, 2007
Dali no Porto
terça-feira, agosto 21, 2007
Cacela
Areal extenso, com poucos banhistas e um mar calmíssimo com água transparente, ideal para crianças. E à hora de almoço zarpa-se até ao Costa que serve um saboroso arroz de lingueirão, uma boa cataplana de ameijoas e umas honestas sardinhas assadas. Apenas se lamentando a fervura que dão às Ostras. Não devem ouvir o Bento dos Santos que diz que um bom prato de peixe é o que nos trás o mar boca dentro. E estas ostras fervidas, ainda assim não de todo desinteressantes, deixaram muito mar na panela. Numa segunda visita comprovamos por que é que as ostras de Olhão são servidas nos cafés de Paris.
Interpol
segunda-feira, agosto 20, 2007
Engenheiro Técnico
sábado, agosto 18, 2007
Nadir Afonso
Viagem pela morfometria de Nadir, do Cairo a Philadelphia. 27 obras , entre acrilicos e guaches, de um jovem pintor de 86 anos com centenas de obras ainda por acabar.
"O homem volta-se para a geometria como as plantas se voltam para o sol é a mesma necessidade de clareza. Todas as culturas foram iluminadas pela geometria cujas formas despertam no espírito um sentimento de exactidão e de evidência absolutaOhomem volta-se para a geometria como as plantas se voltam para o sol é a mesma necessidade de clareza. Todas as culturas foram iluminadas pela geometria cujas formas despertam no espírito um sentimento de exactidão e de evidência absoluta" - Nadir Afonso
sexta-feira, agosto 17, 2007
quinta-feira, agosto 16, 2007
You are always on my mind
Passaram 30 anos mas a febre continua. O rock and roll e as baladas de Elvis sempre presentes. Como ele dizia "It’s now or never... Tomorrow will be too late".
Em busca dos posts perdidos
terça-feira, agosto 14, 2007
QUARTO DE HOTEL ( 22) La Sultana
Há quem opte por ficar na Palmeraie, fora da cidade. Aqui, há dois hotéis de sonho. O Amanjena e o Ksar-Char-Bagh. Escolhi ficar na Medina, numa Riad, no meio da confusão, dos ruídos e dos aromas. A chegada foi "diferente". O taxista pára no meio duma rua cheia de gente, apesar do relógio indicar 1h30 da manhã e aponta para uma viela e diz:"É por ali". Que não, diz um transeunte. É naquela viela acolá. E por acolá fomos. Às escuras.
Tudo se iluminou mal transpusemos o portão. O ambiente do La Sultana é de um pequeno palácio árabe, com sucessivos pátios, fontes e recantos.
Monumento histórico, proporciona uma viagem no tempo, santuário onde a tradição e a opulência do "Moroccan Style" encontra o conforto ocidental.
O Spa 'La Sultana', oferece soberbos hammams, jacuzzi e sauna, duches com infusões, massagens ao ar livre no terraço, na tradição árabe, descoberta de rituais ancestrais.
O buffet exposto não é abundante, mas se se pedir trazem-lhe tudo o que lá não está, dos ovos aos queijos ou enchidos. E os sumos são imperdíveis.
A localização é excelente, paredes meias (literalmente) com os túmulos Saadianos, e a dois passos do Palácio Bahia, Palácio Real e da Jemal-el-Fna. A pé podemos percorrer toda a zona da Medina, a qualquer hora do dia (ou da noite).
La Sultana é pois um refúgio, para o corpo e a alma, um oásis no bulício da cidade rosa. Apenas necessitando melhorar o serviço, pois apesar da simpatia extrema de todos os funcionários, a rapidez e eficiência não saõ os seus pontos fortes.