quinta-feira, junho 07, 2007

Oye Como Va cancun

É hora de deixar esta Gringolandia chamada Cancun. Parto sem conhecer o verdadeiro méxico. Não o México do Cantinflas e do José Jimenez, do Speedy e da siesta. Mas o México de Taxco, Guanajuato e Zacatecas.
De Diego Rivera e Octavio Paz. De González-Iñárritu e Cuaron, Diego Luna e Gael García Bernal. Que acolheu Eisenstein e Buñuel.
Cancun é hoje um destino de turismo de massas, sem qualidade, transformada nesta altura em GradCity. Em Portugal vai-se para Lloret, nos US vai-se a Cancun. Uma praia líndissima, com um mar de águas quentes, mas batido pelas ondas, mau para quem viaja com crianças. Tempo incerto, com dias de nuvens e vento.

Por isso quem busca Sol e águas quentes pode procurar o Médio Oriente, Mauricias ou Maldivas, Indonésia ou Tailândia. Onde, além do clima "garantido", os hotéis da mesma gama são incomparávelmente melhores. Além do mais, para quem quiser mesmo ver os Mayas, há melhores opções.
O Maroma Hotel, 30 km a Sul é um refúgio que se recomenda. E para quem prefere os grandes resorts a boutique hotels, ao largo de Playa del Carmen a escolha é melhor que em Cancun.

Um novo resort é o Mayakoba que integrará quatro hotéis de topo. Já inaugurado o Fairmont, seguem-se o Rosewood, o Banyan Tree e o Viceroy. Golf a integrar o circuito da PGA, villas com água e piscina, tudo à vossa espera em 2008.

Para os que gostam mesmo de gringolândia para quê ficar com a caricatura, se o original está ali ao lado. É certo que em Cancun moram o Bubba Gump, o Pat O´Brien's que deu ao mundo a Diana Krall e o Hurricane, o Hard Rock Café, o Planet Holywood, até os bifes Ruth Chris. Mas de todos estes franchisings falta o único que vale a pena. O Tony Roma's, "the best ribs on earth". Por isso, para quem gosta do género, South Beach Miami é bem melhor. E tem o Delano ou o Setai. E no Aventura Mall (embora longe do South Coast Plaza) há mais compras a fazer que em todo o Yucatan. E Xcaret? Se gosta de levar os seus filhos a partes temáticos Orlando, com a Disney e a Universal , onde em 3D pode dizer "I believe I can fly".
Sobram então os Mayas. Há pois que, como Carlos e João da Ega correr para apanhar o americano.

Sem comentários: