quarta-feira, junho 06, 2007

Tulum


Hoje foi dia de ir até Tulum. Vencidos os 130km em duas penosas horas, lá chegamos à "cidade muralhada" .

As ruínas não sendo tão imponentes como as de Chichen ou Palenque, tem o encanto de se situarem sobre o mar. Para além de terem proporcionado umas excelentes vistas a quem lá viveu, permitem um banho de mar numa praia especial a quem a visita hoje.

A 45 km de Tulum ficam as ruínas de Cobá, cidade que teve no seu apogeu 50000 habitantes e 55km2, e que apesar de grande parte estar escondida pela floresta, valem o esforço para lá chegar.

Desde logo pela imponência da sua "Igreja", com 42m de altura.
No regresso, depois de uma visita a um dos ínumeros cenotes que existem ao longo da costa (alguns deram origem a parques temáticos,a evitar, como Xcaret ou XeHal), almoçamos num pitoresco Oscar y Lalo, que domina a Bahia de Punta Solimão, onde se aconselha uma volta de kayak até aos corais ao largo da baía. Comeu-se um mero que se revelou o melhor peixe grelhado das férias, temperado com a salsa de Célia Cruz e Tito Puente. Prosseguimos então até Playa del Carmen.

A praia é lindissima e o mar mais simpático que o de Cancun. Águas tibias, chicas guapas, bons mergulhos.
É em Playa del Carmen que se situa o tão badalado Hotel Deseo, que as nossas revistas de viagens não se cansam de louvar. O hotel é simpático, com apenas 15 quartos, um design fabuloso e um espaço da piscina de sonho. Até oferece aos hóspedes um kit de praia. Bem necessário porque o hotel fica na 5ª Av., rua pedonal a 100 metros da areia.

Sem comentários: