quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Fim de Semana (1) Marrakech

Marrakech é um mundo encantado onde o tempo está suspenso, com um passado tão rico, tão remoto, mas tão palpável. Logo ali na Djemaa el-Fna, que ao entardecer ganha vida.

Cantina a céu aberto, fumos elevam-se dos churrascos, sumos de laranja deliciosos ( há quem jure que nunca bebeu iguais) ,frutos secos, músicos gnaoua tocam os qrateb , dança do ventre, poetas recitam, encantadores de serpentes, tiram-se dentes, lê-se a sina. Cantores, copos, feiticeiros, herbalistas, contadores de histórias, impostores, todo competindo pela nossa atenção.

ver mais ( viagem, hotel, restaurantes)

3 comentários:

Anónimo disse...

Estava eu com os meus pais a passar as habituais férias no Algarve (cheguei mesmo a passar os três meses de férias de Verão lá)quando os meus pais foram desafiados por um grupo de amigos a fazer a primeira travessia Faro- Tanger. E lá fomos nós fazer a inauguração no "Lusitania expresso" um barco posteriormente conhecido por outro evento...será que sabem qual foi? Bem, a inaugurar a travessia estava o ministro Silva Peneda. Bem nem consigo descrever o tormento da viagem... Chegados a Marrocos, fomos logo confrontados com os cheiros, a confusão (mais ou menos o que descreve na posta "...Cantina a céu aberto...
"
A nossa viagem começou em Tanger, depois penso que fomos para Azila,Alcacér Quibir (uma anedota da viagem)Rabat, Casablanca, Fez, Marraquesh.
Não sei se leram a crónica sobre o Egipto da Maria Filomena Mónica na Sábado,mas sem os seus exageros também não senti nada de "mágico" em Marrocos. De facto os marroquinos, e penso que os arabes em geral perturbam-me. O seu olhar, as ruas, os "kasbats", tudo me faz uma certa claustrofobia. O Pedro costuma dizer que como sou muito organizada não consigo relaxar na confusão. Se calhar é isso mesmo!
No entanto são tantas as pessoas que sentem por Marrocos um certo fascínio (a começar pelos meus pais que adoraram)que ao ler esta posta tive que me relembrar da minha viagem! Talvez com outra idade as sensações passem a ser diferentes! Vou já preparar as malas :-)

fvaz disse...

Também não tem particular fascinio pelo assédio que é feito nos países magrebinos ao turista. Mas Marrakech é um mundo à parte.

País dessa zona bem organizado é a Líbia. E lá não assediam os turistas. para além de terem as melhores dunas e as ruínas romanas melhor conservadas. E não há assaltos.

CMF disse...

Tem encantos, a cidade, sim. Mas, para além do insuportável assédio, tem outras características que me causam desconforto e não me deixam ter saudades de Marrocos. Querer beber uma cerveja ao fim da tarde, depois de horas a passear pela cidade, e ser recebido com má educação por quem não a serve não é agradável. E acabar num hotel do centro, rodeado pelo turismo sexual (e até com pedofilia descarada pelo meio), só para beber essa cerveja, não é das melhores recordações de viagem (por muito interessante que seja, ao nível da curiosidade científica, observar as tácticas de engate).