quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Spain Again

Bem sei que já me tinha despedido. Bem sei que o check in é dentro de 2 horas e ainda não fiz a mala. Mas não pode deixar de vos dizer que o concerto de Camilo e Tomatito foi Espantástico. Nem mais. Michel Camilo é um Lucky Luke do piano, virtuoso cool mais rápido que a própria sombra. Tomatito é um Marquês do Pombal da guitarra, a arte e o rigor num iluminado de farta cabeleira. Guitarra e Piano ora se complementado, ora se entrelaçando acabando por se fundir. De fusão falamos. Jazz, Tango, Flamenco. Fusão que levou o público à ebulição numa actuação sublime.

O fabuloso Libertango de Piazzola deu início às hostilidades agarrando o público de entrada. Seguiu-se o mais intimista "El Dia Que me Quieras".



Com Gardel voamos entre os centrais. Seguiu-se uma empolgante buleria de Tomatito, "A mi Niño José". Piano e Guitarra em aceso diálogo. A harmonia voltou com "Waltz for Debbie" de Bill Evans aqui cruzada com o standard "Stella by Starlight", num arranjo perfeito que deu asas à improvisação.

Piazzola voltou num fantástico "Fuga e Mistério". Plateia rendida. Soltam-se os bravos e outras interjeições em castelhano. E logo a seguir uma "Vacilona" num registo entre a rumba e o flamenco. "Two Much" de Michel Camilo encantou público e músicos que travavam duelo de acordes com um prazer dos diabos. Finalizaram com Piazzola em "Adiós Nonino" que levantou a plateia. De tão rápidas as mãos de Camilo ficavam desfocadas.

Seguiram-se dois encores, "Twilight Glow" de Michel Camilo e acabando a celebração com "La Fiesta" de Chick Corea numa versão ainda mais vibrante que a do próprio Chick a meias com Gary Burton tocada no mesmo palco há alguns anos atrás.

Será ousado em Janeiro dizer que foi o concerto do ano? Será. Para quem perdeu o concerto o CD está aí. Depois de "Spain", "Spain Again". Assim sim.

Sem comentários: