sábado, outubro 28, 2006

NYC Low Budget


NYC low budget é um exercicio difícil. A cidade tem muita coisa boa e cara.

Desde logo à chegada não vá de taxi do aeroporto para o Hotel de taxi. Vá no Bus que deixa nos turistas em múltiplos pontos de Manhattan. Claro que pode ter azar e visitar 4 ou 5 hotéis antes do seu. São os custos do low budget. Depois não ande de taxi. Vá a pé ou de metro. Manhattan é hoje uma cidade segura graças a Rudy Giulliani. Pode-se andar à vontade mesmo à noite pelas ruas. De metro durante o dia não há problema. Claro que se deve evitar aquele ar de turista com máquinas a tiracolo e boca aberta.

ver mais

11 comentários:

Anónimo disse...

Estava com um certa curiosidade por esta posta. É que considero NY uma cidade muito cara e muito dificil de conseguir o low Budget. Quanto á deslocação do aeroporto/ Manhattan, tudo depende do aeroporto. Se aterrar no Newark a solução é dificil (pressupoe uma ida de autocarro para a estação de comboio, e depois nova deslocação da "central Station" para o hotel(isto depois de uma viagem de 7 horas),uma viagem de taxi custa 70 dolares mais portagens (15 dolares).
Quanto aos hoteis, penso que em NY para low budget tem que se pensar numa relação preço/localização e nunca em nenhuma pesquisa consegui hotel por menos de 150 euros (em época considerada baixa, se bem que entenda que em NY nunca o é) sem pequeno almoço (existem soluções inferiores mas com casa de banho partilhada e mesmo assim nunca inferiores a 100 euros) a respeitar essa relação.
Quanto ao pequeno almoço uma meia de leite com um donut na Starbucks fica pela quantia de 4.25 dolares, sendo que um expresso solo fica por 1.75 dolares. Isto num sítio em que a maior parte das vezes temos que comer não sentados mas sim ao balcão.
No entanto NY oferece uma grande oferta para as refeições principais, mas normalmente tipo takeaway, os chamados "delis" que sou fã absoluta. No fundo são "self services", onde escolhemos a nossa refeição numa variedade enorme de entradas, prato principal e sobremesa e o preço é "ao quilo". No entanto tem o enconveniente de não nos pudermos sentar mas em NY não faltam espaços (ai as minhas saladas)... no sitio onde costumo ficar é frequente vermos médicos com as suas batas, a comer a atravessar a rua,nos elevadores ou mesmo á espera da passagem para os peões (sim, porque NY é uma cidade sem preconceitos). Mas mesmo assim tal ficaria por cerca de 20 dolares. Quanto ás pizarias realmente uma fatia fica por 4 dolares mas se somarmos a bebida e qualquer coisa de sobremesa lá vamos para os 15 dolares.
Em relação a qualquer restaurante (Litle Italy ou China Town ou qualquer outro sítio) muita das vezes o problema não está na lista mas sim na percentagem de impostos e gorjetas (obrigatorias) que cobram.
Quanto ao metro acho preferivel andar a pé. Só o cheiro incomoda. Quanto a compras penso que existe para todos os gostos e carteiras. Como o Fvaz diz uma visita á "Virgin Mega Store" resolve qualquer problema e mesmo ao lado temos o "ToysRus".
Quanto aos museus e espectáculos é que não podemos fugir. Mas andar não custa nada e NY tem tanto para se ver a pé...

Anónimo disse...

1-O post do Fvaz sobre low budget foi esguio, curto e serpentino. Para despachar, foi o que foi.
2-Devo ter andado em táxis diferentes: uma viagem para Midtown com taxas e tip, no máximo 60 USD. Caro? Nem pensar. Basta ver quanto levam de Pedras Rubras para qualquer ponto da cidade do Porto.
3-Ny não é uma cidade barata (embora o possa ser). Mas também Londres, Paris and so on...De facto PA num hotel em NY normalmente não está incluído. No entanto, os hóteis têm uma vantagem: normalmente mais 1 pessoa (ou até 2) pagam o mesmo por quatro, ao contrario do sistema Europeu.
4-Almoços em NY: fica para quando eu falar de NY. No entanto, tenho ouvido falar de Little Italy negativamente, como sinonimo de low budget. Não é tanto assim.
5-Metro: quanto ao cheiro não sei o que dizer; quanto ao resto, falamos depois.
6-Mantenho a mesma opinião: NY são histórias, são estados de alma, não são referencias googlianas e alem disso, ao longo dos dias flutuamos hora a hora entre o low e o high budget (para quem pode). Por isso, pedia à Claúdia, que parece ter estado várias vezes em NY, para contar as suas histórias em posts não em comments. Já se viu que tem muitas e boas histórias para contar. Vai ver que é melhor para todos.

Anónimo disse...

Muito obrigada, Lanterna Vermelha,
mas os posts são para os "bloguistas" e eu sou apenas uma comentadora (com muito gosto), e mesmo assim de vez em quando lá vem alguém tentar incomodar-me. Muitas das vezes os seus ataques não são directamente para mim mas para o meu marido...é a vida! Mas eu dou sempre "guerra", muito embora o meu marido esteja sempre a dizer para o não fazer, porque sabemos sempre de onde vêm esses comentarios e quem os escreve.
Quanto ao taxi garanto-lhe que houve um aumento. Eu tanbém pagava 60 dolares mais "tols" e agora em Outubro pediram-me 70 dolares. Não o disse, mas desde Julho que verifiquei um aumento de preços: exemplo o café expresso solo custava 1.25 dolares e passou para 1.75 (na Starbuck). Um pão comprado no "deli" custava 0.45 e agora custa 0.65. Isto foi motivo de conversa com os meus amigos.
Pessoalmente acho NY mais cara que Paris, e no mesmo patamar de Londres. Quanto á sua expressão "em NY andamos sempre a flutuar entre o high e o low budget" quanto muito seria entre "o medium e high budget".
Quanto ao metro e correndo o risco de tornarem-me a chamar "extra terrestre", existem cidades em que não tenho o mínimo problema em circular de metro. Em NY tenho um certo receio. Muito embora não vá "com máquinas de filmar nem fotografar", sinto que notam que sou um "foreigner". E como viajo muitas das vezes sozinha prefiro o taxi...
Outra revelação: a cidade que mais gosto de visitar nos USA é SanFrancisco e não NY-Manhattan.
Bem vou continuar o trabalho(que pena em Portugal não termos o sistema de ir comprar o café, é que perdi o tempo do meu)

Anónimo disse...

Desculpe lá a minha teimosia, mas estando a Cláudia em NY em Julho, eu estive lá em Agosto e custou-me com tudo 60 USD. Claro que foi uma flat rate e não by the meter. O mesmo na Starbucks, 1.54 USD o single shot. Mas atenção: os preços na Starbucks, não são uniformes por toda a cidade.Gosto também de S. Francisco. Se pudesse gostava de lá estar a 7 de Janeiro para a minha estreia na Conferência Anual da Apple. Experimente mais para cima, S. Diego. Vai ver que é uma cidade espantosa em termos de qualidade de vida.

Anónimo disse...

Oops! Devo ter acordado de pernas para o ar. Obviamente S.Diego fica mais para baixo e não para cima

Anónimo disse...

Olá Lanterna Vermelha. A comparação de preços era entre Julho e Outubro. Pelos vistos em Agosto já houve um aumento dos preços. Quanto ao expresso "single shot" ou "solo", nunca verifiquei uma diferença de preços nas "Starbuck" em diferentes zonas da cidade. Quanto a S.Diego não conheço. Mas em relação a S.Francisco não foi tanto a "qualidade de vida" que me entusiasmou mas sim a sua diversidade cultural.

Anónimo disse...

Mais uma coisa, Lanterna Vermelha. Normalmente a minha viagem é Newark/ Upper East Side (York Av.-71st)Pode ser essa a diferença dos 10 dolares.
Normalmente tem de pagar as "tols" ou só paga no fim da viagem?
Também sempre fui em "flat rate" mas vai nos taxis oficiais de New Jersey ou arrisca nos outros?
E por curiosidade quanto custa uma corrida Pedras Rubras/zona da Boavista? Não faço a mínima ideia.

Anónimo disse...

1-As tols paga-as o taxi. Ajusto-as no fim. A tafifa é combinada no início da viagem. As tolls no máximo são 10 USD e não 15.
2-Vou sempre em taxis oficiais. Dos outros, já fui, é mais emocionante mas...é um risco
3-Pedras Rubras-Boavista, faco-as sempre em taxi particular, como qq gente fina q se preze: 25 € (32 USD). Como vê não é assim tão caro gastar 60 USD (48 €).
4-É pena S. Francisco ser muito longe, não é? Mas isso é que dá piada à coisa

fvaz disse...

1.Acima de San Francisco com (muita)qualidade de vida temos Seattle. Mas (oops) é lá que "mora" a Microsoft. San Francisco é fantástica.
2.Já me aconteceu mias do que um taxista esquivar-se a levar-me a Newark
3.Eu prefiro deixar o carro no aeroporto

Anónimo disse...

1-Desculpe lá, miúdo mas a Microsoft é de Redmond, assim a modos que Vila do Conde para o Porto.
2-Mas concordo contigo quanto a Seattle.Boas recordações. Good Life 8que me perdoe a Davidoff). Mas como a Minha Florida (a dos extra-turistas, a dos residentes) não há.Ponto.
3-Andas de carro alugado em NY? Ouvi bem ou enganei-me?

fvaz disse...

"3-Pedras Rubras-Boavista, faco-as sempre em taxi"
"3.Eu prefiro deixar o carro no aeroporto"

Alugo carro em quase todo o lado. Até em Joanesburgo. Nos US quase sempre. Em NYC? Só se fosse louco.

Capisce?