domingo, março 18, 2007

Rebelde com causa: Tim Buckley ( 1947-1975)

Em 2006 o senhor Alberto comemorou o 24/4. Este ano comemoro eu. É nesse dia que é lançado o DVD de Tim Buckley "My Fleeting House". Trovador do séc. XX, que aos vinte anos nos brindou com "Goodbye and Hello", obra prima por tantos desconhecida. Navegando do folk ao rock psicadélico, com incursões no jazz, a sua voz que lhe permitia escalar oitavas era ao mesmo tempo pungente e terna. Nunca procurou o sucesso, antes era movido pela inquietação que o levava a olhar em frente e inovar, procurando novos caminho. Esse percurso tornou objecto de culto, venerado por gente tão diferente como os Led Zeppelin ou os Cocteau Twins.



O DVD trás músicas como "No Man can Find he war", "Happy Time", "Morning Glory", "Pleasant street", "Song of the Siren","Dolphins". Em gravações ao vivo inéditas, com uma remasterização que permite audição em Dolby 5:1. Comentários álbum a álbum do letrista Larry Beckett e do guitarrista Lee Underwood.

Curiosamente uma das minhas favoritas fica de fora. "Once I was a Soldier". Já tem 40 anos e é tão actual.


Morreu aos 28 anos, com uma overdose de heroína. A maldição atingiria o seu filho Jeff, também ele um grande músico desaparecido trágicamente em 1997, aos 31 anos. Ficou a sua música e a sua voz. O meu DVD já está encomendado na amazon.uk. Onde "Goodbye and Hello" e "Happy sad" estão em saldo, a €7.50. Quem não o conheça, pode ouvi-lo aqui.

Sem comentários: