segunda-feira, março 05, 2007

Wonderboy

Sou do tempo dos duelos Fischer-Spasky. Que transcendiam o jogo, já que eram as duas superpotências que se defrontavam. Depois os duelos Karpov-Korchnoi. O alinhado e o dissidente. Que tinham honras de prime-time na RTP com as partidas comentadas por João Cordovil, e depois Luís Santos. Mais tarde surgiu o fenómeno Kasparov que derrotou Karpov. Mas o xadrez perdeu o mediatismo que então tinha. Hoje poucos conhecerão o número um mundial, o búlgro Topalov. E o génio do indiano Anand.

Mas é outro nome que vos trago. Magnus Carlsen, norueguês, número 24 do ranking mundial derrotou o nº 1 Topalov no torneio de Liñares, e é segundo após nove rondas atrás de Anand. O espantoso é que Carlssen tem 16 anos. Já foi definido como o Mozart do xadrez.

Aos 13 anos, num torneio de semi-rápidas em Reykjavik derrotou Karpov e empatou com Kasparov. É adepto da defesa siciliana e da siciliana-dragão, embora nunca tenha ouvido falar em apitos dourados. Aqui ou aqui podem ver alguns dos seus jogos mais brilhantes.

Sem comentários: