sexta-feira, março 02, 2007

Super Bock

Marque a data na sua agenda. 3 de Julho. Parque das Nações. Festival Super Bock Super Rock. Com Arcade Fire e Klaxons. Imperdível. E hoje no Ipsilon (do Público) uma excelente entrevista com Win Butler.

Outro dia marcante é já o dia 5 de Março. São lançados "Neon Bible", "Dylanesque" e "Grinderman". A opção é dificil. Qual deles vou ouvir... depois do "Neon Bible".

4 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de toda a crítica positiva, sou sincera, acho os Arcade Fire um pouco sobrevalorizados. A começar pela voz do vocalista...não a acho uma "boa voz".
Como gosta imenso de sugestões musicais passei o fim de semana a "deliciar-me" com dois grupos até agora desconhecidospara mim, os "Shims" e os "I'm from Barcelona"

fvaz disse...

Mais uma vez obrigado pelas sugestões. Gostei muito dos "Shims", que oscilam entre o blues e o jazz do piano. Dos "I'm from Barcelona" gostei de "The Saddest Lullaby", o resto é muito pop ( com uns pozinhos de Bono Vox) para mim.

Quanto aos Arcade Fire também embarco no coro dos incondicionais. Quanto à voz do vocalista, o que é fabuloso é que não sendo uma grande voz, como diz, transporta emoções. E é isso que encanta nos Arcade Fire. As emoções e encantamento que transmitem. E como alguém lhe chamou a harmonia da cacofonia.

Quanto à voz, quem dirá que Dylan tem boa voz? E Mick Jagger vale mais pela voz ou pela interpretação que dá às suas canções? Para não falar de Bono que segundo uma amiga minha não sabe cantar. O Tim Buckley tinha uma voz de falsete. O Jim Morrison quase não cantava. Os Pink Floyd nunca tiveram vocalista. E no entanto todos eles são grandes e nos cativam.

Anónimo disse...

FVaz , realmente o que é interessante nos blogs é exactamente isto, a diferença das opiniões. Todos os exemplos que apresentou , considero que têm "boa voz", diferente, como diz a "harmonia da cacofonia"(penso que sim, nos exemplos se aplica plenamente mas já não nos Arcade). Nunca senti que a voz do Dylan ficasse perdida no meio da música, nem que o Mick não conseguisse sobressair, e ser "consumido" pela mesma. Quando falo de "boa voz" não estou a falar em parâmetros tipo "Sinatra", "a voz" por excelência.
O que sinto nos Arcade Fire é que a musica "domina" por completo a voz do vocalista. Não sinto uma harmonia voz-música (que sinto em Dylan e em p.ex. Pedro Abrunhosa)
Em relação á sua amiga...respeito todas as opiniões, mas aconselho-a a ir a um concerto ao vivo.
Não gosta de música pop?

fvaz disse...

O melhor concerto que vi ( a par deum de Peter Gabriel) foi precisamente dos U2. Em 1982. Eram eles ( e eu) umas crianças. Foi em Vilar de Mouros. É essa alegria e energia contagiante, que os U2 transmitiam, que vejo,hoje, nos Arcade Fire.

Agora, como eu disse num post sobre os Arcade Fire, primeiro estranham-se, depois entranham-se.

Mesmo o "Neon Bible" para lá do "No Cars Go" que é um hino, as outras faixas necessitam de múltiplas audições.